PREFEITURA
MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
SUBCOORDENADORIA
DE ENSINO
PROPOSTA
DE FORTALECIMENTO À ALFABETIZAÇÃO
MINISTRANTES: JOANA TRAJANO E CLAUDIA LIRA
OFICINA
DE LEITURA: Da teoria a Prática
17/08/2012
SUGESTÕES PARA REUTILIZAÇÃO DOS LIVROS INSERVÍVEIS
1ª -
VARAL DE POESIA
Recorte
de textos poéticos dos livros inservíveis;
colagem em cartolina;
exposição em varal;
motivação dos alunos a lerem estes textos;
leitura de alguns destes textos, diariamente, no início
das aulas e
coleção
de textos para fazer a rotatividade periodicamente no varal.
2ª -
FICHÁRIO PERMANENTE
Recorte de textos poéticos e contos, dos livros inservíveis;
colagem
em cartolina;
organização
de caixa de textos e
fichas para utilização em
diversas situações.
3ª - MALA DE RECORTES
LITERÁRIOS
Recorte de textos literários interessantes dos livros
inservíveis;
colagem
em cartolina formando fichas;
confecção
de uma mala com textos;
empréstimo
da mala de textos, a um aluno, nos finais de semana;
escolha
coletiva do aluno que levará a mala de texto para casa e
leitura oral, no início da
semana, de um dos textos da mala lidos em casa.
4ª - JOGO DA MEMÓRIA
Recorte de várias figuras em pares;
colagem
em cartolina e novo recorte formando pares;
brincadeira
com os alunos pedindo que, ao espalharem as figuras viradas para baixo,
descubram o par de cada uma e
criação de textos, a partir
da formação dos pares.
5ª - BICHONÁRIO
Recorte de figuras e textos de animais;
Colagem
em folha de papel peso 40;
organização
de fichas num fichário e
pesquisa, pelos alunos, de
um animal para falar e produzir textos escritos sobre ele.
6ª -TOALHA DE POESIA
Recorte de textos poéticos dos livros inservíveis;
colagem
em cartolina, TNT e
exposição embaixo de toalhas
transparentes de mesa disponíveis na escola.
7ª - MURAL DE CONTOS
Recorte de textos de contos e fábulas e exposição num Mural
Literário dentro da sala de aula e
escolha de textos para os
alunos fazerem a leitura e comentários, a cada dia.
8ª - FICHÁRIO LITERÁRIO
Recorte de figuras e textos literários;
colagem
em folha de papel peso 40;
organização
das fichas num fichário, por gênero (poesia, música, receita, prosa, narrativa,
conto);
empréstimo
do fichário aos alunos para que eles façam a leitura em casa para sua família e
relato de como foi a
experiência literária em casa com a família.
9ª - CÉU DE POESIA
Recorte de textos poéticos dos livros inservíveis;
colagem
em cartolina e, por último, no teto da sala de aula, e
leitura pelos alunos dos
textos poéticos.
10ª - CAMINHO POÉTICO
Recorte de textos poéticos interessantes dos livros
inservíveis;
colagem
em cartolina e plastificação;
colagem
das fichas no chão fazendo um caminho;
caminhada
pelo percurso poético e
parada textual: os alunos
devem parar sobre o texto e fazer a leitura em voz alta para os colegas.
11ª - PESCARIA
Recorte de figuras e das palavras correspondentes dos livros
inservíveis;
desenho
de peixinhos em cartolinas;
recorte
dos peixinhos;
colagem
das figuras e das palavras no verso de peixinhos diversos;
exposição
dos peixinhos submersos em caixas com areia e
pescaria dos peixinhos, de
maneira correspondente, formando pares de figura e palavra.
12ª - CONFECÇÃO DE MATERIAL
LÚDICO
Porta lápis;
porta
retrato;
bingo
de palavras;
jogo
americano;
marca
texto;
envelopes
decorados e caixas decoradas;
jogo de encaixe;
caixa mágica.