domingo, 24 de março de 2013

Leitura em voz alta pelo professor: por que e como fazer

Os professores devem seguir alguns procedimentos para que o objetivo da leitura seja atingido.
1) Antes da leitura
- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia.
- Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia. As crianças podem querer copiar e não prestar atenção na leitura. Aliás, oriento meus professores para pedirem, aos alunos, que nem abram suas mochilas.
- Organizada a classe para a audição, o professor deve apresentar o livro, o título da leitura, contextualizar o autor (falar sobre ele) e dizer se é um conto ou uma crônica, por exemplo.
2) Durante a leitura
- O professor não deve fazer paradas na leitura para saber se os alunos estão compreendendo, nem para explicar o significado das palavras. O foco não é a interpretação.
3) Depois da leitura
- O professor pode compartilhar, com os alunos, seu comportamento de leitor experiente, por exemplo, mostrando-se emocionado ou entusiasmado com o texto que escolheu ou relendo alguns trechos.
 O registro das leituras
Oriento os professores para que registrem numa planilha (veja aqui o modelo) todas as leituras que fazem durante o ano. Faço o acompanhamento do que os professores estão lendo para as crianças, por meio dessas planilhas que vão para o portfólio da classe.
Como os portfólios passam para os professores dos anos seguintes, estes podem identificar o que já foi lido para a turma e, assim, não repetirem leituras.
Os alunos da Escola Maria Aparecida já se habituaram a esse momento de leitura e gostam muito.
E vocês, têm essa ação no projeto de leitura da escola?
Beijos, Maria Inês

Postado por Joana Trajano
24/03/2013