sexta-feira, 1 de julho de 2011

Currículo, projeto e a interdisciplinaridade


Atividade 3.3

Falar sobre projeto tornou-se fato relevante nas áreas educacionais, podendo ser construído, a partir de um tema gerador, porém, levando em consideração a unicidade dos conteúdos, muito embora, isso, não signifique deixar de lado as disciplinas, mas, buscar interagir na integração do conhecimento. A interdisciplinaridade, na prática, trata o conhecimento em sua globalidade e não se restringe ao desenvolvimento de um currículo organizado em disciplinas. O uso das tecnologias vem acrescentar essa visão de unicidade, através das ligações em redes nas distintas áreas do conhecimento.

Plano diário
08 de agosto de 2011
Público Alvo:  alunos do 4 º ano
Duração das atividades: 1 dia

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade;
- Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro;
- Reconhecer lendas que fazem parte da cultura local;
- Reconhecer a diversidade da cultura local;
-Construir o conceito de lendas;


ATIVIDADE 1 

Iniciar o estudo das lendas  a partir dos conceitos que as próprias crianças conhecem sobre o tema:
 . Questionamento a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos em relação às lendas (Vocês conhecem alguma outra lenda?  Existem registros dessas histórias?  Quem as contavam? Essas histórias passam algum ensinamento para as pessoas? Vocês acreditam nessas histórias?).
. Para guiar a discussão, a professora poderá perguntar se as crianças conhecem as
seguintes lendas: da vitória régia, da Iara, do Boitatá, entre outras. Caso algum aluno saiba,  pedir que ele conte para a turma a narrativa.   
. Em seguida mostrar uma gravura do Saci Pererê, instigando:

Quem é o Saci?

.Você sabia que existe um dia, no Brasil, dedicado à comemoração do Saci? E o Saci você sabe quem é? Onde ele surgiu? Já ouviu alguma vez a história desse personagem fantástico?
. Solicitar que as crianças citem oralmente características do Saci, discutir sobre elas, vendo o que têm em comum, o que era conhecido ou desconhecido para a maioria.
 . Propor, então, aos alunos assistirem juntos ao vídeo que conta a lenda do Saci-Pererê:  

ATIVIDADE 2:

. Exibição do vídeo o Saci Pererê .
. Em grupo as crianças deverão fazer uma listagem das principais características do Saci Pererê  e,  em seguida, realizar uma bonita ilustração.

ATIVDADE 3:

. Realizar a leitura compartilhada: lenda da cobra (lenda local)
Após a contação da lenda,  pedir que cada aluno ilustre partes da lenda.

ATIVIDADE 4:

Atividade para casa:   
Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares e vizinhos se eles conhecem  alguma lenda da sua cidade e trazer no dia seguinte.
    
 AVALIAÇÃO

     A aula será avaliada pela participação e envolvimento dos alunos durante a aula, no intuito de replanejar uma nova estratégia caso não tenha despertado o interesse do grupo.

Postado por Joana Trajano
BIBLIOGRAFIA:

Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática


Atividade 3.2
Reflexão – Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática
 Nosso contexto histórico social mudou, nós educadores, necessitamos encarar essa verdade com firmeza e mudarmos nossa prática. As crianças hoje aprendem de forma diferente, elas não se prendem aos textos escritos em papal ou em lousas na sala de aula, pois essa forma de ensino já não mais interessa a elas. As crianças pertencem ao um  contextos onde o computador, os  textos digitais cheios de sons e gravuras fazem parte do seu dia-a-dia, e a prática escolar corriqueira não oferece interesse ao aluno de  atual .
Necessitamos utilizar uma prática dialógica, onde se valorize as informações que os alunos já trazem consigo o que lhes chama a atenção. Essa atenção está voltada para um mundo sem fronteiras, o mundo digital e não podemos ignorar essa situação.

Joana Trajano

Contextualizando a mudança


Atividade 3.1
Contextualizando a mudança
O novo panorama da educação exige um profissional com um perfil criativo, que domine o uso de ferramentas tecnológicas e que considere o aluno como centro do processo do ensino e da aprendizagem, que valorize a realidade atual e respeite em sua prática, o contexto social e histórico do educando.  Como ressalta Pedro Demo:

“A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso”.

Concordando com Demo, essa abordagem merece uma maior atenção por parte de nós educadores.  Não podemos  continuar pensando que estamos ensinando e  que os nossos alunos estão aprendendo.
Muitas vezes não desenvolvemos uma prática dialógica com os nossos alunos, nem sempre estamos abertos a ver suas necessidades, e acabamos deixando prevalecer muitas vezes as nossas.
O ideal seria que pudéssemos favorecer um ambiente de interação entre os alunos, que tivéssemos  como ferramenta o computador e a internet. Por exemplo: o blog,  troca de emails, etc. Uma vez que os alunos  se sentissem motivados a interagir, facilitaria uma aprendizagem para a vida. Como diria, o próprio Pedro Demo, “aquilo que a criança  aprende, quando está mexendo na internet, são coisas da vida”.

 Joana Trajano

Num mundo wiki, uma escola idem


Atividade 2.12
A Wikipédia é uma enciclopédia aberta e colaborativa, onde todo e qualquer internauta poderá colaborar, escrevendo suas idéias ou informações, editando em tempo real e contribuindo com um conteúdo de uma enciclopédia virtual e  mundial, onde todas as raças, e etnias poderão dar sua contribuição.
O mundo wiki é um mundo sem fronteiras, sem preconceito, sem hierarquia onde todos são livres e tem o direito de expor seu pensamento e sua cultura.
O mais gostoso da experiência wiki é que, não apenas se pode ler e escrever, mas, também alterar o seu conteúdo. É um mundo coletivo e colaborativo, ou seja, um espaço social e público que possibilita a interatividade dos seus participantes.
Joana Trajano

PRÁTICA PEDAGÓGICA


Atividade 2.8

Há uma verdadeira revolução tecnológica a cada segundo, mas, não podemos esquecer que o profissional docente deve estar preparado para esse desafio. O computador, o data show e outras mídias, são tecnologias que, exploradas com criatividade podem produzir aulas de qualidade.
O comprometimento do professor com essas ferramentas de trabalho só enriquece a sua prática. Atualmente, a nossa instituição dispõe de computadores, CD ROM, impressoras, aparelho de DVD e alguns professores possuem câmaras digitais.
A utilização desses equipamentos na educação merece reflexão, pois, ao mesmo tempo que representa modernidade, pode causar transtornos na relação aluno x professor. Eles não substituem o educador, mas são instrumentos de auxílio de interação entre eles, na sala de aula.
Pôde-se comprovar isso, com a exibição de um vídeo em data show, referentes a animais selvagens tema que está sendo abordado por algumas turmas da creche



As crianças adoraram! Houve muito aprendizado e construção de novos conhecimentos a cerca de animais, seu habitat natural, alimentação, características e outros.
Outro ponto relevante, em relação ao uso da tecnologia é no apoio a Formação Continuada dentro da instituição, uma vez que um momento de estudo e reflexão pode se tornar bem mais prazeroso e atrativo com o auxílio de ferramentas tecnológicas.