Atividade 3.1
Contextualizando a mudança
O novo panorama da educação exige um profissional com um perfil criativo, que domine o uso de ferramentas tecnológicas e que considere o aluno como centro do processo do ensino e da aprendizagem, que valorize a realidade atual e respeite em sua prática, o contexto social e histórico do educando. Como ressalta Pedro Demo:
“A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso”.
Concordando com Demo, essa abordagem merece uma maior atenção por parte de nós educadores. Não podemos continuar pensando que estamos ensinando e que os nossos alunos estão aprendendo.
Muitas vezes não desenvolvemos uma prática dialógica com os nossos alunos, nem sempre estamos abertos a ver suas necessidades, e acabamos deixando prevalecer muitas vezes as nossas.
O ideal seria que pudéssemos favorecer um ambiente de interação entre os alunos, que tivéssemos como ferramenta o computador e a internet. Por exemplo: o blog, troca de emails, etc. Uma vez que os alunos se sentissem motivados a interagir, facilitaria uma aprendizagem para a vida. Como diria, o próprio Pedro Demo, “aquilo que a criança aprende, quando está mexendo na internet, são coisas da vida”.
Joana Trajano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário