sexta-feira, 1 de julho de 2011

Currículo, projeto e a interdisciplinaridade


Atividade 3.3

Falar sobre projeto tornou-se fato relevante nas áreas educacionais, podendo ser construído, a partir de um tema gerador, porém, levando em consideração a unicidade dos conteúdos, muito embora, isso, não signifique deixar de lado as disciplinas, mas, buscar interagir na integração do conhecimento. A interdisciplinaridade, na prática, trata o conhecimento em sua globalidade e não se restringe ao desenvolvimento de um currículo organizado em disciplinas. O uso das tecnologias vem acrescentar essa visão de unicidade, através das ligações em redes nas distintas áreas do conhecimento.

Plano diário
08 de agosto de 2011
Público Alvo:  alunos do 4 º ano
Duração das atividades: 1 dia

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade;
- Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro;
- Reconhecer lendas que fazem parte da cultura local;
- Reconhecer a diversidade da cultura local;
-Construir o conceito de lendas;


ATIVIDADE 1 

Iniciar o estudo das lendas  a partir dos conceitos que as próprias crianças conhecem sobre o tema:
 . Questionamento a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos em relação às lendas (Vocês conhecem alguma outra lenda?  Existem registros dessas histórias?  Quem as contavam? Essas histórias passam algum ensinamento para as pessoas? Vocês acreditam nessas histórias?).
. Para guiar a discussão, a professora poderá perguntar se as crianças conhecem as
seguintes lendas: da vitória régia, da Iara, do Boitatá, entre outras. Caso algum aluno saiba,  pedir que ele conte para a turma a narrativa.   
. Em seguida mostrar uma gravura do Saci Pererê, instigando:

Quem é o Saci?

.Você sabia que existe um dia, no Brasil, dedicado à comemoração do Saci? E o Saci você sabe quem é? Onde ele surgiu? Já ouviu alguma vez a história desse personagem fantástico?
. Solicitar que as crianças citem oralmente características do Saci, discutir sobre elas, vendo o que têm em comum, o que era conhecido ou desconhecido para a maioria.
 . Propor, então, aos alunos assistirem juntos ao vídeo que conta a lenda do Saci-Pererê:  

ATIVIDADE 2:

. Exibição do vídeo o Saci Pererê .
. Em grupo as crianças deverão fazer uma listagem das principais características do Saci Pererê  e,  em seguida, realizar uma bonita ilustração.

ATIVDADE 3:

. Realizar a leitura compartilhada: lenda da cobra (lenda local)
Após a contação da lenda,  pedir que cada aluno ilustre partes da lenda.

ATIVIDADE 4:

Atividade para casa:   
Pedir que os alunos pesquisem com seus familiares e vizinhos se eles conhecem  alguma lenda da sua cidade e trazer no dia seguinte.
    
 AVALIAÇÃO

     A aula será avaliada pela participação e envolvimento dos alunos durante a aula, no intuito de replanejar uma nova estratégia caso não tenha despertado o interesse do grupo.

Postado por Joana Trajano
BIBLIOGRAFIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário