terça-feira, 18 de outubro de 2011

Olá colega!


Vocês devem saber como a nossa cultura popular é rica em sua diversidade, e está diretamente ligada as nossas raízes e a nossa história. Não podemos deixar nossa história morrer, importando culturas estrangeiras. Temos de valorizar e exercitar a cultura herdados dos nossos ancestrais, como por exemplo a cultura indígena e africana, como também a européia.
Com essa preocupação os professores da Creche Municipal Edinólia Melo sob minha orientação realizaram junto com as crianças de 2 a 5 anos O projeto: Folclore: Uma viagem pelo o imaginário infantil.
Eu tinha a preocupação de realizar junto ao grupo um trabalho que resinificasse o sentido do Folclore, desmitificando-o apenas da literatura oral e escrita, mas que pudesse ser explorado de forma mais eficaz a arte e a dança, dando lugar ao movimento, a expressão corporal e a fantasia, para que as crianças encontrassem prazer em conhecer e resgatar toda a alegria da cultura popular que está esquecida.
Como não conhecia muita coisa em relação a cultura popular de origem africana e indígena, tive que recorrer a tecnologia: realizei pesquisas em livros e na internet e consegui encontrar muita riqueza que vem caindo no esquecimento, como: as danças do pau de fitas, as danças indígenas, as cantigas de roda, os acalantos, o pastoril, a dança do boi do rei, a araruna, o carimbó, as cirandas, e muitas brincadeiras encantadoras.
Durante o mês de agosto deste ano, as atividades foram norteadas por toda alegria da nossa cultura popular, com muita cor, musica, dança e brincadeira.
E a  internet foi fundamental na pesquisa  dessa cultura popular  ligada a nossa história e dos figurinos que as pessoas utilizavam para participar dos festejos folclóricos, pois até então, ninguém conhecia ou não estavam lembrados.
Eixo II
Atividade 2.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário