terça-feira, 28 de junho de 2011

Síntese da temática: Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação


Atividade 1.1
Síntese da temática: Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação
Nosso atual contexto histórico passa por uma grande transformação. Vivemos a era da informação, onde o saber não tem fronteiras, todos têm acesso a culturas de todo o planeta.
A informatização acelera o desenvolvimento, de forma que o ser humano não  consegue acompanhar. Informações chegam de todo lugar, a todo o momento. Nossos hábitos, atitudes e anseios mudaram já não se pensa com antes e a Educação não pode ser indiferente a esse contexto. Os educadores não estão dando conta de trabalhar com essa geração, de maneira que satisfaça as necessidades do aluno.
Diante da crescente mudança social, que há quem chame: “sociedade da informação”, onde a tecnologia a cada dia avança, os profissionais da educação precisam adquirir uma nova postura, um novo olhar, avançar em suas metodologias, refletir sobre sua prática e quebrar o paradigma que não podemos vencer os novos desafios.
É preocupante tamanha contradição na Educação Nacional, enquanto mais tecnologia, mais informação, menos conhecimento. É importante ressaltar a importância da formação continuada, uma constante  reflexão sobre a qualidade de ensino, buscar sua auto-formação, onde o aprender a aprende e aprender conhecer  faça parte do cotidiano de todos os envolvidos na educação escolar.
Para que sejamos agentes de transformação dessa realidade e transformar todas essas informações em conhecimento é urgente um novo posicionamento frente a essas mudanças e uma inserção no mundo digital, começar a utilizar as diferentes mídias como recurso auxiliares para motivação das diferentes aprendizagens.

Joana Trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário